Ermance com rara felicidade consegue penetrar nos meandros das questões psíquicas, esclarecendo-nos quanto a estes mecanismos mentais cruéis que nos fazem sofrer ao invés de redimir, apaixonar ao invés de amar, auto flagelar ao invés de perdoar, por isso, de tudo que temos lido a respeito, este a nosso ver, é um manual de cabeceira para ser lido, meditado, buscando a sua aplicação no cotidiano de nossas vidas.
Ermance primeiro esclarece, depois exorta, concitando a tomada de atitude consciente, para que possamos nos resgatar dos labirintos mentais para as claridades do amor.
A angustia da melhora é impulso para promoção. O remédio salutar para amenizá-la é a aceitação incondicional de ti mesmo.
Faças as pazes com tuas imperfeições. Descubra tuas qualidades, acredite nelas e coloque-as a serviço de suas metas de crescimento, essa é a fórmula da verdadeira transformação.
Nossas conquistas não podem ser edificadas na calmaria. Nossas virtudes não florescerão sem os golpes da dor que dilacera arestas e poda espinhos da imperfeição.
Nossa palavra de ordem é recomeçar - uma palavra inspiradora.
Temos o que merecemos e somos aquilo que plasmamos.
Desde que não desistamos, sempre haverá uma chance para a vitória.
Não ser o que gostaríamos é o mais alto preço tributado àquele que optou pelos descaminhos do egoísmo. Nisso reside o drama interior narrado por Paulo de Tarso: " Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço".
Homens vencedores edificam pontes maravilhosas que se transformam em cartões postais. Cirurgiões habilidosos transplantam órgãos sensíveis com precisão, entretanto constantemente desequilibram-se quando pequeno talher escapa das mãos de seus rebentos, gerando perturbação e mal-estar.
Reforma íntima não deve ser entendida apenas como contenção de impulsos inferiores. Vai muito além disso. Apenas evitar o mal não basta, imperioso é fazer todo o bem ao nosso alcance.
Reformar-se é tomar consciência de "si mesmo".
O senso crítico e, portanto, um dos pilares essenciais para a formação da autoconsciência. A melhoria íntima autêntica ocorre pelo processo de conscientização e não pelos conflitos interiores.
Quando digo "Não posso mais falhar", será mais difícil a conquista de si. O perfeccionismo é uma coisas que costuma dizimar a energia de muitos aprendizes da espiritualização. A questão não é lutar contra, mas recupera-la.
Há criaturas dotadas de largas fatias de conhecimento espiritual, mas que continuam orgulhosas insensatas, hostis e rebeldes.
A reforma íntima é um trabalho processual. A vida é regida pela "Lei da Impermanência". Tudo é transformação e crescimento.
Cumplicidade e comprometimento são as palavras de ordem no desafio do auto burilamento. A hora reclama renovações.
O que sai do coração e passa pela boca é o critério da validação de nossa realidade espiritual.
Aprender a se colocar no lugar do outro é fundamental.
Aceitação é diferente de conformismo. Aceitar-se é admitir a si mesmo, admitir suas limitações com a finalidade de estuda-las para transforma-las.
O melindre é a reação neurótica às ofensas. É um estado afetivo doentio de fragilidade, ofensa são as contrariedades. Mágoa é como fosse o colesterol da alma. A irritação é como dura martelada no sistema nervoso, causando-nos estresse e perda de energia. A raiz de tudo é o orgulho. O orgulho é o manto escuro que tecemos com o fio do egoismo, com o qual procuramos nos proteger.
De tudo isso
Semelhantes quadros pode gerar tormenta e obsessão para quem não sabe adequar sua realidade àquilo que aprende.Todo conhecimento torna-nos mais responsáveis.
A proposta é de aperfeiçoamento e não de perfeição imediata. O objetivo é sermos melhor e não
"os melhores".
Orgulho, melindre, mágoa, conflito, irritação, dor, cobrança, perfeccionismo, egoismo, materialismo, são um complexo de atitudes de auto desamor. Não percam a oportunidade de ler este livro. Este deve ser o livro de cabeceira. Maravilhoso, hiper recomendado.
Reforma Íntima sem Martírio
Ermance Dufaux
Wanderley S. de Oliveira
Quero aprender muito ainda...Gostei de ler sua página, estou compartilhando no google...Tentando me conhecer melhor...
ResponderExcluir