FÉ RACIOCINADA !

Fé Raciocinada !!! Não tenhamos uma Fé Cega, não podemos acreditar em tudo que nos dizem. Por isso a recomendação "Amai-vos e Instruí-vos". Só conseguiremos ter uma Raciocinada através do estudo. Estude e saberá quando está sendo enganado, seja pelo ser humano ou por um "(espírito)".

domingo

Liberdade

     Todo espírito alça e anseia por liberdade. Liberdade para ir e para vir, liberdade para fazer suas próprias escolhas, liberdade para ter o que quer, o que precisa, o que lhe acha direito, liberdade para tomar suas próprias decisões, sejam elas da mente ou do coração.
     A liberdade faz o espírito se sentir forte, faz ele entender que faz parte do mundo e o mundo faz parte dele. Quando alça a liberdade começa a compreender mais a sua responsabilidade, os seus deveres e também seus direitos.
     Quanto mais liberto o espírito, mais compromissado com os valores da alma ele também está.
     Quanto mais liberdade o espírito alcança em sua vida mais discernimento, mais compreensão ele tem, mais consegue agir de forma que faça com que seus atos e suas palavras correspondam com o amor maior trazido por Deus.

     Mas o que é liberdade para aquele que não compreende tal significado, o que é liberdade para aquele que acha que invadir o direito do outro, que desrespeita os valores do outro, que brinca com as leis humanas ou as leis de Deus, significa liberdade.
     Alguns confundem liberdade com rebeldia e se esquecem que todo espírito rebelde é o espírito que não aceita o que ocorre a sua volta, que não é disciplinado, que não atrai para perto de si os valores de Deus porque ele vive em perturbação íntima.
     Enquanto houver essa perturbação, vai externar uma falsa liberdade. Levantando bandeiras de liberdade, muitos seres cristãos mataram seus irmãos, levantando bandeiras de liberdade, muitos irmãos queimaram outros irmãos, levantando bandeira de liberdade muitos expuseram seus corpos em multidão, em praça pública para que assim pudessem defender aquilo que achavam que é a liberdade.

     Por liberdade abortou o outro de nascer, impedindo que o outro também tivesse a liberdade de escolha para ir e vir, defendendo a liberdade muitos mudaram seu corpo, sua vida e ainda tentam mudar o pensamento dos outros para que possa ser aceito naquilo que se acha liberdade.
   
     Cristo ensinou a liberdade, a liberdade de alma, ensinou dizendo ame, ame uns aos outros, ame como eu vos tenho amado. Disse também, quando o espírito se sentisse preso, fechado, encerrado ele pudesse buscar uma porta e ele encontraria essa porta. Disse, batei, batei que abri-se-vos-a, e quem
abre a porta é aquele tem a chave da vida e da morte, aquele que libertou-se de todos os grilhões da energia humana para mostrar  a vós que todos nós temos sim a oportunidade de nos libertarmos.

     Só se pode libertar alguém quando se traz discernimento, só se pode libertar a si mesmo quando se alcança no coração, a paz. Só se pode dizer que vivencia a liberdade quando se respeita a liberdade do outro, pois a partir do momento que você agride o espaço do outro ou o valor do outro, o que o outro pensa, o que o outro sente, não está trabalhando a liberdade, mas tu está limitando a liberdade daquele que junto contigo buscaria algo melhor.
   
     Quer liberdade aprenda primeiro a libertar-se dos preconceitos, de todos os medos, de todas as paixões, de tudo aquilo que faz o espírito prejudicar-se e com isso  a traçar um pouco mais sua energia e seu conhecimento.
     Alguns seres na Terra deram suas vidas por liberdade, e a liberdade sempre foi perseguida, sempre foi castigada, e todos esses que defenderam essa verdade, trabalharam com sua renúncia para mostrar realmente que a verdade é doar de si mesmo a tal ponto de entregar sua própria vida.

     Aquele que defendia a liberdade querendo simplesmente criar uma concepção mentirosa de verdade, só se prende as algemas da carne, prende as algemas do espírito, acaba muitas vezes sendo guiado por outros que colocam na cabeça deste o que é liberdade.
     Do lado de cá existe muitas prisões espirituais, prisões de espíritos que se dizem libertos, espíritos que olhando em suas mãos veem algemas, correntes, prisões em sua volta e mal percebem porque estão presos e o que  prendeu sua mente e coração.
     Liberdade, não esta que realmente o Cristo veio trazer, mas libertinagem, onde o espírito acha que para ser feliz é preciso despir-se de corpo e não de sentimentos. Espíritos que querem sempre exaltar o insano, o profano, espíritos que deixam de trabalhar o sagrado para si e ridicularizam o sagrado que os outros trabalham pela sua fé.

     Aquele que busca sempre trazer o equilíbrio, sabe sempre respeitar a forma de entendimento do outro para que nunca crie atritos, brigas, para que não  deixe as mazelas humanas aflorarem. Cristo quer na Terra viticultores, Cristo quer na Terra espíritos que possam fazer brotar nos corações, as virtudes da alma. Se tu quer trabalhar a tua liberdade, aprenda com aquele que sabe ensinar, aprenda com aquele que libertou milhares e milhares de vezes a tua própria alma.
     Aprenda a entender para poder também se libertar, não de uma cruz humana, mas uma cruz do espírito que muitas vezes carrega junto contigo durante centenas de encarnações.
     A liberdade só é conquistada com amor, com o amor verdadeiro de alma e de coração.
      Deus abençoe a todos.

Palavras do amigo espiritual
JDT

terça-feira

Palavras Bonitas Não Bastam

     Quando agente aprende ao outro conhecer da forma como Jesus ensina a crer, começamos a compreender a nós mesmos também, compreender as dificuldades alheias, às vezes olhos que carregam areia e não conseguem ver, compreender a pressa que o outro tem e a cobrança que traz também, compreender o mundo aos olhos do seu irmão, auxiliar com seu amor profundo a fortalecer o seu coração.
     Dignificar a fé, não é somente falar palavras tão bonitas articuladas com sabedoria para os outros poderem escutar, a prática verdadeira do amor está naquilo que o espírito exala como perfume de flor.
     Os lábios muitas vezes não consegue tal amor expressar, as mãos muitas vezes não consegue tal amor demonstrar, mas aquilo que se sente, indiferente do lugar, da razão, da palavra proferida, faz a alma sentida esse amor escutar.
     O outro que ao seu lado está, que tanto clama sua atenção, pedindo apenas um pouco da vossa dedicação, que às vezes num gesto impensado age contra vós  desse lado e você não consegue entender, reclama, agride, persiste, tenta até se afastar, e ocê num vê que a alma sedenta que lá está, que pede procê um  cadinho, um pouquinho de atenção, para que ocê como bom irmão possa ele ajudar.
     Alguns, na ânsia do bem se fazer deixam as portas da mente ao outros espíritos chegar, querem colocar em prática a bondade, acham bonito os irmãos trazerem as mensagens da espiritualidade.
     Chegam sozinhos e sem muito conhecimento, clamando aos espíritos que ao seu lado estão nesse momento que querem compartilhar de um amor, mas se não deixar a vigilância e o pensamento trabalhar, qual porta irá abrir e qual irmão irá chegar.
     Deixar a mente trabalhar a revelia, não é conduzir amor e alegria, deixar os excessos cometidos e os instintos a mente lhe assolar, não trará maiores alegrias, nem boas memórias na vida para a posteridade lembrar.
     Cada irmão que queira o bem trazer a vida em resplendor, a força do amor e da alegria, trazendo na vida esse amor, deve buscar primeiro com simplicidade. Acalmar a mente e o coração, a que possa se aproximar os irmãos com mais responsabilidade.
     Vós que neste instante prepara-se com muito ardor, trazendo de dentro a empolgação, buscando as maiores vibrações, na condução do seu amor, reflita um cadinho, com paciência elevai agora com prudência esse pensamento de amor.
     Quando vós na Terra fostes concebido, foi pela suavidade do amor do Cristo que ajudou a sua reencarnação, quando seu espírito se eleva buscando das altas esferas uma boa vibração, foi na paz do espírito também que a alma alçou os caminhos do bem, trazendo a si mesma a sua redenção.
     Quando algo importante aos ouvidos quer lhe chegar, ocê acalma, ocê presta atenção, para que a suavidade do vosso irmão, nas palavras proferidas possam a mente, calmamente lhe chegar.
     Quando queres ver refletir a vossa imagem espelhada num simples lastro de água, buscai nela a serenidade para que tenha mais fidelidade na imagem a lhe mostrar.
   
     No silêncio da alma, na concentração, o espírito alcança as maiores alegrias do seu coração. Na suavidade, no equilíbrio, com paciência, todos os filhos, o amor do Cristo alcançarão.
    Os excessos que hoje se tem, são formas de depuração também, onde o espírito busca descarregar a energia contida de tantos conflitos emocionais na vida e espirituais que trazem para cá, mas as formas são tão diversas, tão variadas aqui que ocê pode essa energia dispersar nas águas do mar, na limpeza que se faz com ervas contidas nas energias naturais, com o trabalho redentor trazendo a exemplificação daquele que auxilia seu irmão num gesto simples de amor, na edificação do bem, no auxílio da palavra, na busca, na calma, ocê também pode essa energia exalar, o excesso é como a água do pote te faz transbordar, ocê não joga no chão, ocê não deixa o excesso dispersar ou desperdiçar, ocê busca ver onde a torneira ou a fonte precisa fechar, ocê busca conter, pois sabe que lá dentro desse vaso mortal existe o fluido espiritual que ocê precisa direcionar.

     Buscai com sabedoria os exemplos de amor de nossa Mãe Maria que nesta casa bendita vem lhe ensinar. Auxilia nesta pequena contenção de um espírito que traz ainda muita energia e vibração. Ao lado seu, irmãos enfraquecidos, espíritos amigos que necessitam de ocê ajudar, de a ele o que lhe sobra, é o seu tempo, é tanta alegria guardada nesse momento, são as forças dos braços fortes, são as palavras cantadas com fervor. O que sobra de vós entregai aos pequeninos de nosso Senhor, tanto eles se alegrarão no bem, tanto vosso coração também, pois quem compartilha do que se acha exceder, compartilha de um amor maior que Deus também irá lhe devolver.

     No exemplo de amor maior Deus nos concedeu um filho que doou não do seu excesso, mas de tudo que tinha ele contido para que nenhuma lágrima mais se excedesse na Terra, para que nenhum sentimento de maldade ou de guerra pudesse nessa terra pairar.
     Auxilia no exemplo desse amor, compartilha o que hoje ocê vê exceder para que a nenhum filho possa faltar naquilo que lhe for ter e ocê verá que essa alegria que aos olhos da humanidade é exemplo de folia, transformará em bondade e energia de caridade.
     Chuvas que vem do céu, que trazem gotas puras de amor, abençoarão a cada filho fiel que trabalhará esse amor, é um gesto que cria cá o merecimento, é a união que fortalece a fé do momento, é o seu exemplo que aos olhos seus pode ser pequenino, que faz um espírito cá entristecido, nova chama de amor encontrar.
     Buscai no exemplo do caminho que cá chegou a alegria de um grande amigo que lhe mostra cá com muito amor.

Palavras do amigo espiritual
Preto Velho P.To.

quinta-feira

Fraternidade

     Nós ainda não conseguimos vivenciar a primeira frase da prece Pai Nosso, porque ao sentirmos o Pai, como Pai Nosso, como nosso Pai significa uma mudança de postura, de atitude em relação a tudo que existe, é um desafio que Jesus nos colocou de uma maneira muito doce, fazer com que sentíssemos e vivenciássemos Deus como Pai de todos nós.
     Se fraternidade é o sentimento de sentir-se irmão do outro ou seja é a consequência  de sabermos que o Pai é nosso Pai, mas saber é uma coisa, sentir é outra.
     Saber é uma questão lógica, quem tem o mesmo criador é irmão do outro, ou seja quem tem o mesmo Pai é irmão do outro, só que não se sente, poucas pessoas sentem.
      Por que ainda não sentimos? Porque as pessoas se tratam como estranhas?
     Por que, mesmo sabendo que o mesmo Deus que me criou, criou aquelas pessoas que encontro na rua, por que por eles eu sinto indiferença, talvez uma certa curiosidade, mas muito pouco.
     Por que quem me fala ao coração ainda são os muito próximos?
     Como podemos dizer que evoluímos?
     Viemos da idade da pedra e nesta época não existia algo fundamental, existia apenas a luta pela sobrevivência, era só o individualismo, foi uma fase onde nós estávamos saindo da animalidade.
     O salto evolutivo foi a família, isso causou uma mudança em nossa história, surgiu o pai, a mãe, os filhos, e foi nesta época que pela primeira vez apareceram os irmãos.
    O amor entre o pai e o filho é um amor de dependência.
    A primeira fase da espécie humana é aquela em que os indivíduos em tenra idade são incapazes de se defenderem e sobreviver.
   
     Um cachorro com 60 dias já está autônomo, ele sobrevive, um ser humano com 3 anos morre se estiver sozinho, então a nossa relação entre pai e filhos ainda é uma relação de uma certa dependência. Aqui não está sendo questionado o amor maternal e paternal, estamos falando do nível de dependência do ser humano.

     Entre irmãos não acontece isso, pois entre irmãos ocorre uma certa competição, desenvolve-se um outro tipo de interesse que não é pela sobrevivência.
     A relação entre irmãos é até interessante, os irmãos às vezes tem brigas de rolar, brigam, mas se alguma coisa ameaça um irmão, o outro toma as dores, e isso é muito forte, vai tomar satisfação e sente como se fosse com ele.

     Isso se chama Fraternidade.

     Fraternidade é o sentimento que nasce entre irmãos, é algo muito  forte porque nessa convivência, nessa proximidade, ninguém mais tem o direito de entrar nesse espaço. Irmãos crescem juntos, vivem aventuras, desafios, problemas, tudo é compartilhado. É só parar e pensar em nossa infância e ver como nos desenvolvemos junto com as pessoas que compartilharam as horas junto de nós.
     Quando nós nos tornamos adultos, temos nossas família, nossos lares, mas não deixamos de pensar em nossos irmãos consanguíneos, continuamos a amar esses irmãos que cresceram junto de nós. " a sua dor é a minha dor", "a sua alegria é a minha  alegria".
     Esta é uma forma muito interessante de exprimir o sentimento entre irmãos.
   
     Fraternidade é isso, a sua dor é a minha dor, a sua alegria é a minha alegria.

     O desafio que Jesus colocou para nós foi esse. Saímos lá das cavernas, onde não existia família, agora dez mil anos depois eu sinto na pele a dor e a alegria que meu irmão sente.

     Será que conseguiremos na mesma progressão, daqui dez mil anos,  sentir como se fosse nosso o que a pessoa que estiver passando na rua estiver sentindo?
 
     Jesus nos propôs que nós fizéssemos isso o mais rápido.

     Qual será o nosso papel?
     O que será que o espiritismo pode fazer?
     O que será que posso fazer?

     O que falta para se construir um grupo e depois uma comunidade maior que possa ser referência para uma sociedade, onde a base seja um sentir a dor do outro como se fosse sua e sentir a alegria do outro como se fosse sua.

     Estamos nesse caminho?
     O espiritismo está contribuindo para isso?

     Essa é uma pergunta que precisamos nos fazer, precisamos analisar tudo o que já conseguimos fazer e o que falta. Podemos notar que nas casas espíritas existe de uma maneira geral um sistema de trabalho eficiente para atender as pessoas, elas chegam com problemas espirituais, porém esses problemas acabam sendo tratados pelo dever, isso vai se repetindo e começa-se a perceber que as pessoas são atendidas na casa espírita, por que tem que ser atendida, deixa-se de questionar porque que tem que ser atendida  e começa-se a se atender porque tem que atender.

     Isso é uma grande ameça para a doutrina, atender a pessoa simplesmente porque esta é a rotina, porque está no script, porque está no roteiro de trabalho. Tudo isso tem que ser revisto pelas pessoas, pelas casas. As pessoas precisam de uma  uma conversa saudável que as fortaleça, sem tornar-se uma rotina, cada pessoa necessita de uma atenção, mas se perde ao virar uma rotina.

     A assistência espiritual é um apoio necessário no primeiro momento, mas o grande tesouro está no estudo, no caminho da evangelização, é aí que se começa a desenvolver o sentimento de irmandade, numa escola as pessoas compartilham momentos, experiências, dúvidas, alegrias, dificuldades, todos crescem juntos, um sentimento de proximidade acontece naturalmente.
     Quando um irmão nosso vai morar longe e fica sabendo que estamos passando por algum problema seja ele qual for, sente-se triste e amargurado, se estivermos passando por alguma alegria ele se sente feliz, quer compartilhar sempre seja de nossas dores ou alegrias. Irmãos crescem juntos, mas mesmo velhos e afastados conservamos laços. Assim acontece em todas as convivências as relações com aqueles que temos mais afinidades continua.

     O desafio para nós é isso, é sentir a dor do outro como se fosse nossa, falta-nos conseguir ficar mais próximo um do outro. É chegada a época em que os valores necessários, são os valores do coração, precisamos andar mais nessa direção. Veja bem, isso não quer dizer, carregar o outro nas costas, não é resolver o problemas do outro, é saber ouvir e tentar mostrar um caminho, mas quem deve resolver o problema é o seu dono. Resolver os problemas por si, significa crescimento pessoal.

     Estamos chegando numa época em que o mundo vai transformar-se. O espiritismo veio para mostrar que todos são irmãos, a quem muito foi dado, mais será pedido.
     As mensagens do plano espiritual nos mostram que é necessário mudanças no trabalho, nas relações sociais, na forma como as instituições se organizam, tudo está mudando e cada vez mais rápido.
     Para que amanhã haja um mundo de felicidade, fartura, equilíbrio... é preciso semear, não há como colher sem semear. Por isso devemos reforçar nossas decisões, aprimorar nossas atividades, retemperar nossas energias morais.
     Quando desenvolvemos a capacidade de sentir a dor do outro, estamos exercitando a fraternidade
   
Releitura do texto
de Eduardo M.
     

Pense Nisso!

     As pessoas precisam entender que todo problema que existe em suas vidas é criação mental própria.
     O ser que quer se libertar de um mal, tem que mudar seu estado mental, não existem milagres para resolver os problemas e as pessoas procuram justamente isso, um milagre, quer resolver seus problemas e não importa de onde venha, contanto que resolva.
     Se cada pessoa não entender o processo, pode até conseguir resolver o problema, mas logo em seguida cria outro e vai acabar dependente de uma igreja, de uma ajuda espiritual.
     O indivíduo tem que ser independente, viver sua vida apenas pelo amor do Cristo, mas isso é muito difícil. É muito complicado a pessoa entender que todo mal de sua vida é criação sua, é a imperfeição da incompreensão do que realmente acontece.
     Cabe a cada um fazer as mudanças em si mesmo.

Amigo Espiritual
ZC

segunda-feira

Mentor Espiritual

     O mentor espiritual é um espírito que foi designado pela espiritualidade para ser nosso tutor, para cuidar de nós.
     É aquele que nos guia, que nos orienta, que nos intui idéias, enfim nos auxilia para que possamos cumprir nossos desígnios da melhor maneira possível.
     Isso não quer dizer, que ele vai nos indicar o caminho facilitando nossa caminhada ou então nos livrar dos nossos compromissos materiais e espirituais.
     A única coisa que o mentor faz é te fortalecer na força, perseverança e fé para que possa continuar a trilhar o seu caminho.
     Ele jamais vai invadir o seu livre arbítrio, pelo contrário, irá sempre respeita-lo, se estiver tomando um caminho errado, como já disse, poderá intuir novas idéias, ele tentará persuadir através de sugestões, mas quem vai decidir o que fazer, será você, se forem aceitas ótimo, caso contrário, respeitará sua posição.
     O mentor, esse amigo de todas as horas, está sempre ao nosso lado para nos ajudar. Mentalize-o, peça para que você possa senti-lo e com certeza uma onda de calor lhe envolverá.
     Quando estiver em aflição recorra a oração, peça ajuda ao seu mentor, com certeza ele fará algo por você, mesmo que não puder se envolver no problema, com certeza acalmará teu coração para que possa pensar melhor.
     Seja sempre agradecido à ele por estar sempre ao seu lado.

     Para entrar em contato com seu mentor, acalme sua mente, acalme seus pensamentos, acalme seu coração e escute sua alma.
     Fique num local tranquilo só prestando atenção em sua respiração, relaxe e se abra para escutar seu mentor, peça a ele um sinal, pode ser que no primeiro dia não aconteça nada, mas se fizer isso  ao menos 10 minutos por dia, se criar um hábito, irá encontrar muitas respostas.

quarta-feira

Autoamor X Egoísmo

     As pessoas confundem autoamor com egoísmo.
    
     O autoamor é uma valorização do nosso lado bom é uma superação do nosso lado ruim. 
     Questão 919 L.E.
                                    "Conhece-te a ti mesmo"
     Esta frase é atribuída a Sócrates, mas não é dele. Quando Sócrates foi ao santuário de Delfos pela primeira vez,  ele encontrou no pórtico da entrada do templo de Apolo essa inscrição, e no mesmo instante percebeu que essa era a solução para os problemas e trouxe para a sua filosofia ateniense.
     Hoje o "conhece-te a ti mesmo" é o autoamor, é uma viagem introspectiva onde podemos verificar as nossas possibilidades, as nossas deficiências e principalmente empenhamo-nos em sermos melhores hoje do que ontem e amanhã melhor que hoje.
     Isso é autoamor!
     Quem não se ama, não pode amar ninguém. Analise a filosofia de Jesus.
     Ameis uns aos outros como vos tenho amado. Amai a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.
     Para que o indivíduo possa amar ao próximo como a si mesmo, primeiro terá que se amar para depois amar ao outro, para amar a Deus.

     "Se vós não amais o que vedes, como amarás ao meu Pai que nunca viste".

     Se um ser não amar a si mesmo, que se conhece, como poderá amar uma pessoa desconhecida?
     poderá ter paixão, desejo, poderá projetar sua imagem frustrada, querendo que o outro seja aquilo que  não consegue ser e isso não é amor.
     Quando nos amamos, conhecemos nossos limites, então toleramos os limites do outro. Somente quando nos amamos podemos amar a outrem com fidelidade e paz.
     Hoje o amor é negócio, eu te amo para que me ames, eu te dou para que me retribua. Na verdade é um jogo de interesses.
     O amor pode ser comparado a um perfume. Sentimos um perfume e não sabemos de onde vem.
     Quando ficamos num lugar perfumado, ficamos impregnados, então a proposta é amar-se, considerando suas deficiências, perdoar-se, pois é uma criatura humana, tem o direito de errar.
     Assim poderá olhar o outro como alguém que merece nossa estima, depois consideração e por fim o afeto. Se for recíproco ótimo, caso contrário, paciência, porque o amor é muito bom para quem ama e não para quem é amado.
     Quando se ama, tem adrenalina, quando se é amado é psicologicamente infantil. Experimentemos amar sem exigência, experimente, tente.

     A única solução para os problemas do mundo é o Amor.

     O ser humano tem uma dificuldade muito grande de perdoar, pois tem uma constituição muito egoísta, pois o autovalor é tão grande que não admitimos que ninguém nos faça qualquer reparo e como nós preservamos mais a imagem do que o self (realidade), mais o ego que o eu profundo.
     Qualquer coisa desagradável que aconteça, vem o ressentimento,  então teimamos em não perdoar e ficamos infelizes.
     O perdão é tão bom para quem perdoa porque o desalgema daquele que o ofendeu.
     Enquanto houver ressentimento, haverá  a ligação com a pessoa e isso gera situações embaraçosas.
     Temos dificuldade de perdoar, porque temos uma proposta de perfeição que muitas vezes está longe daquela pessoa.

     O perdão é terapêutico!

     É necessário aprender a desculpar, para logo após perdoar, pois já desculpamos.
     Muitas vezes temos uma vida artificial, pois temos uma preocupação tão grande com o que o outro pensa que acabamos esquecendo de pensar naquilo que nos faz feliz.
     Isso é questão de educação, quantos pais escolhem a profissão do filho por ser mais rendosa ou então porque o  pai queria ser e como não pôde frustrou-se, então transfere para o filho.
     Poucos deixam os filhos livres para fazerem o que realmente gostam.
     O mesmo acontece nos relacionamentos, damos à sociedade aquilo que nos convém e esquecemos aquilo que é melhor para nós. 
      
     E assim colocamos uma máscara!

     Se o indivíduo mostrar ao outro o que realmente é pode ser que o outro receba um choque, pois poderá fazer dele uma imagem que não corresponde.
     Aí vem a "persona", pois tem que fingir ser aquilo que esperam dele, pois a sociedade é exigente.
     Quando o indivíduo tiver a liberdade de ser aquilo que realmente é, sem agredir ninguém, sem quebrar os padrões, será aceito por si mesmo e não pela aparência que possui.
     Naturalmente os conceitos mudam.
     
     Um ser pode ser um crápula, mas se for rico está desculpado, porque é socialmente aceito.
     No intimo ninguém gosta dele, mas como há interesses recíprocos, ele passa a ser aplaudido.
     Se fosse deixado de lado por sua conduta irresponsável, ele mesmo iria sentir-se mal por sua postura e quem sabe trabalharia para se melhorar e assim ser aceito.

     Respeito é um ato de amor, quando ele se perde o amor fica cambaleante, pois quando amamos não magoamos. 
     Amar realmente é ter o lado romântico e poético, mas sabe que o outro também é humano, surge aí a cumplicidade.

     Amor não é cego!
     
     Cego é o desejo, pois desejo é meta, é uma função biológica, que leva a perda do senso.
     O amor desvela. Auto-amor é muito diferente de egoísmo.

     O egoísta é um ser mesquinho, deseja apenas a satisfação de todos seus caprichos, não leva em consideração as necessidades do próximo.
     O auto-amor é um sentimento nobre que eleva a criatura. Quem se ama procura descobrir o que pode fazer, não se permitindo agir apenas como lhe agrada, auto-amor é busca de felicidade espiritual e superação de tendências infelizes. Auto-amor é se resguardar das tensões e sensações desgastantes, 
preservar-se de emoções violentas, buscar o equilíbrio físico e espiritual.
     Uma conduta mental e moral e o combate aos vícios e más paixões, está completamente ligado a reforma íntima, que se inicia com a auto-avaliação e a principal consequência é a mudança de atitudes, substituindo maus hábitos por gestos positivos, construtivos que favorecem a harmonia e a paz.

     Palavras fundamentais são : Recomeço, Coragem, Disciplina, Fé, Esperança e Vontade.

     Recomeçar quando errar
     Coragem para enfrentar suas fragilidades
     Esperança e Fé para quando estiver abatido
     Vontade e Disciplina para perseverar 

     Evangelho S.E. cap 11
     L.E. questão 919

 Palestra Divaldo Franco
     
     
     

Conto de Um Preto Velho

     Dando início a uma destas reuniões mediúnicas num centro espírita orientado pela doutrina de Allan Kardec, foi feita a prece de abertura por um dos presentes. 
     Iniciando-se as manifestações, pequenas mensagens de consolo e apoio, foram dadas pelos desencarnados aos membros da reunião.
     Quando se abriu o espaço destinado à comunicação de Espíritos necessitados, ocorreu o inesperado:
     A médium Letícia fica sob a influência de um espírito e o dirigente, como sempre fez nos seus vinte e tantos anos de prática espírita, deu-lhe as boas-vindas, em nome de Jesus.
     
     - Seja bem-vindo, meu irmão, nesta casa de caridade, disse-lhe dr. Anestor.
     E o espírito respondeu:
     - Boa Noite, Fio. Suncê me dá licença prá eu me aproximá de seus trabalhos, Fio?.
     - Claro, meu companheiro, nosso centro espírita está aberto a todos os que desejam progredir, respondeu o diretor da mesa.

     Todos os presentes perceberam que a entidade comunicante era um preto-velho, e a entidade continuou:


     - Vós mecê não tem aí uma cachacinha prá eu bebê, Fio?.

     - Não, não temos, disse-lhe dr. Anestor. Você precisa se libertar destes costumes que traz dos terreiros, que é o de ingerir bebidas alcoólicas. O espírito precisa evoluir, completou o dirigente.

     - Vós mecê num tem aí um pito? Tô com vontade de pitá um cigarrinho, Fio.

     - Ora, meu irmão, você deve deixar o mais breve possível este hábito adquirido nas práticas de terreiro, se é que queres progredir. Que benefícios traria isso a você?

    O preto-velho respondeu:


     - Preto véio gostou muito de suas falas, mas suncê e mais alguns médiuns não faz uso do cigarro, Fio? Suncê mesmo num toma suas bebidinhas nos fins de sumana? Vós mecê pode me explicá a diferença que tem o seu espírito que beberica "whisky" lá fora, do meu espírito que quer beber aqui dentro? Ou explicá prá mim, a diferença do cigarrinho que suncês fuma na rua, daquele que eu quero pitar aqui dentro, Fio?


     Dr. Anestor não pôde explicar, mas resolveu arriscar:


     - Ora, meu amigo, nós estamos num templo espírita e é preciso respeitar os trabalhos de Jesus.


     O preto-velho retrucou, agora já não mais falando como caipira:


     - Caro dirigente, na escola espiritual da qual faço parte, temos aprendido que o verdadeiro templo não se constitui nas quatro paredes a que chamais de centro espírita.

     Para nós, estudiosos da alma, o templo da verdade é o do Espírito.
     E é ele que está sendo profanado com o uso do álcool e do fumo, como vêm
procedendo os senhores.
     Vosso exemplo na sociedade, perante os estranhos e mesmo seus familiares, não tem sido dos melhores.
     O hábito, mesmo social, de beber e fumar deve ser combatído por todos os que trabalham na Terra em nome do Cristo.
     A lição do próprio comportamento é fundamental na vida de quem quer ensinar. 

     Houve grande silêncio diante de tal argumentação segura. Pouco depois, o espírito contínuou:


     - Suncê me adescurpa a visitação que fiz hoje, e o tempo que tomei do seu trabalho. Vou-me embora para donde vim, mas antes, Fio, queria deixar a suncês um conselho:

    Tomem cuidado com suas obras, pois, como diria Nosso Sinhô, tem gente coando mosquito e engolindo camelos.
     Cuidado, irmãos, muito cuidado. Preto véio deixa a todos um pouco da paz que vem de Deus. 
     Ficam meus sinceros votos de progresso a todos os que militam nesta respeitável Seara.

     Dado o conselho, afastou-se para o mundo invisível. Dr. Anestor ainda quis perguntar-lhe o porquê de falar "daquela forma", mas não houve resposta.

     No ar ficou um profundo silêncio, uma fina sensação de paz e uma importante lição para todos meditarem.

Autor Desconhecido

domingo

Fé Verdadeira

     É muito importante prestar atenção ao nosso redor. Muitos ensinamentos dos primórdios, não são levados a sério.
     Preste atenção como é o mundo e seus elementos, a água, o fogo, o ar e a Terra, são energias que fazem parte do dia-a-dia de todos e se alguma delas for tirada, como ficará?
     O universo possui a sua magia e compões a existência do ser humano. Quando se aprende a trabalhar essas energias, aprende-se a ter domínio sobre a essência da criação de sua vida. 
     Todos precisam aprender a trabalhar suas energias, trabalhar no que é verdadeiramente a direção.
     Tudo o que o indivíduo quer fazer, ele precisa se preparar antes, precisa primeiro focar. Quem faz as coisas a esmo, não chega a lugar algum. Qualquer objetivo que um ser queira alcançar, precisa estar firme no seu propósito, precisa ter fé.
     A fé tem que ser verdadeira, não pode fingir que acredita. Muitas vezes a pessoa pensa que está fazendo uma prece, mas na verdade está apenas proferindo palavras, está completamente desconcentrado.

     Fé é acreditar naquilo que se sente.

      Muitas são as pessoas que jogam tudo que lhe acontecem nas costas dos obsessores. Não adianta dizer que o obsessor está atacando as pessoas ao seu redor. E se estiver com certeza está lhe atacando também, pois estará vendo apenas os pontos negativos e os defeitos das pessoas, fazendo com que você só cutuque quem está ao seu lado, criando assim brigas e confusões.
     As pessoas dizem acreditar em Deus e ser amoroso, mas é incapaz de servir alguém ou fazer algo, isso é hipocrisia.
     Quando tiver que fazer uma doação não se preocupe com o uso de quem recebe, cada um responde por seus atos. A oração de S. Francisco já diz:

     " É dando, que se recebe"

     Quando damos com amor e desprendimento o universo responde através de sua lei, colocando a pessoa certa no seu caminho. Quando se quer alguma coisa, tem que se expandir essa vibração para que possa voltar.

     "Faça para os outros aquilo que quer que façam para ti"
     Hermes já ensinava antes de Cristo:

                        "O que está em cima, assemelha-se 
                  que está em baixo e vice-versa"

     Só consegue ser próspero aquele que realmente acredita em seus sonhos. Quem não acredita em nada e duvida de tudo, nunca chegará a lugar algum. Dizer que tem fé é uma coisa e ter é outra.
     Sem fé, não há sonho, nada é materializado. Sem disciplina, não se vai a lugar algum.
     Antes de se achar abandonado e sem sorte, olhe para sua vida e analise o que tem feito, e saiba que a Lei da Causa e Efeito está sendo aplicada, pois é uma lei universal. Só colhemos o que plantamos.
     A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.
     Fé não é religião, fé é o que você crê, fé é transformar o que sabe em realização, é trazer o teu sonho para a Terra, é materializar.
     Quem não tem fé, vai para um lado e para o outro sem chegar a lugar algum.
     O bem e o mau caminham juntos, e só a perseverança no bem faz com que vença as barreiras do mal. Tudo o que não é plasmado com verdade não se sustenta.
     Quando se quer algo e não se alcança, é porque no momento não está preparado para receber, muitas vezes tem que se fazer mudanças interiores, para retirar os bloqueios que impedem o indivíduo chegar nos objetivos.
     Muitas vezes são vibrações espirituais ocasionadas pela forma pensamento. Por isso é necessário estudo, só assim aprenderão como funcionam os problemas espirituais dentro de sua vida material.
     O estudo renova o ser, desenvolve a mente e o modo de olhar as situações.
     A reforma íntima é como uma remodelação de si mesmo e ninguém poderá fazer isso, só você.
     Esta é a nossa missão aqui na Terra, a reforma íntima amplia nossa visão, nunca é tarde para isso, nosso espírito é eterno, e o aprendizado é a única coisa que levamos daqui.

Palavras do amigo espiritual
CR

segunda-feira

Cada um tem exatamente o que precisa para evoluir

     Muitas vezes as pessoas procuram uma casa espírita para fazer pedidos a uma entidade espiritual, mas não entendem a responsabilidade que se tem mediante aquilo que se pede.
     Quando se faz um pedido, está se fazendo uma ligação, está se assumindo um compromisso que fica consigo para que um dia possa ser realizado. Por isso o compromisso tem que ser cumprido, tem que ser realizado, para que não fique na vida de uma pessoa, uma obrigação não cumprida.
     Quem quer ter, tem que dar. Se quer melhorar, tem que se compromissar e este compromisso não é com nenhuma casa espiritual, mas sim com o criador, que nos mostra o caminho a ser trilhado e o caminho é o da caridade e do amor.
     Não existe maior caridade que aquela que o Cristo tem por cada um de nós, pois espera o momento de cada um crescer, se entender, e assim poder conquistar a si mesmo para aprender a se proteger e se guardar dos próprios males criados e canalizados pelos pensamentos que se tem e contra as energias que afloram dentro de si.
     Busque a sua interiorização, ajude a espiritualidade te ajudar, pois nunca está sozinho.
     Muitos em nome de deus, indicam o caminho que cada um deve trilhar, esquecendo que cada qual é um ser individual e respeitar esse ser e respeitando a Deus fará com que cada um, mediante seu conhecimento, as suas vontades e seus desejos encontre o seu caminho.
    Mas o que vemos hoje é a imposição da fé fazendo com que cada um perca sua liberdade de pensar, de acreditar e de praticar a sua crença.
     Todos no seu íntimo, buscam sua elevação, o seu contato com os espíritos, todos, mesmo aqueles que afirmam que espírito é coisa ruim e que são só obsessores. Mas na hora em que a coisa aperta, onde essas pessoas vão buscar ajuda, senão em seus guias espirituais, seus espíritos companheiros.
     Em todas as épocas da humanidade, todos tinham seus guias espirituais, tinha seus companheiros iluminares, os seus orientadores, os seus magos. Em cada época dava-se um nome para aqueles que orientavam toda humanidade, eram os orientadores espirituais.
     E hoje os ditos intelectuais, continuam buscar orientações da mesma forma para procurar um caminho correto a trilhar, só que a maioria não fala, porque hoje foi imposto na cabeça dos seres, dito intelectuais, que isso é coisa de pessoas incultas, mais muitas são pessoas que buscam essa ajuda anonimamente, e são muitos que pedem a melhora para sua vida querendo estragar a vida do seu próximo.
     A espiritualidade conhece cada um, cada pensamento, cada intenção, cada desejo que cada um tem. Muitas vezes é preciso esperar a fruta amadurecer, espera-se a cabeça do ignorante melhorar, a espiritualidade acompanha sua melhora dentro de um processo que a vida leva esse ser a melhorar-se, a se fortalecer e amadurecer.
     Dentro desse processo cada um tem o que realmente precisa. O único caminho que se tem para melhorar e progredir é a caridade e trabalhar em pró do próximo, mas tudo acontece mediante o estado espiritual.
     O sofrimento desperta qualquer ser, por mais ignorante que que for. quando a santa dor bate na porta e fala que esta na hora de acordar, tá na hora de melhorar, tá na hora de trabalhar.
     Só através do sofrimento a pessoa começa a fazer o caminho inverso e na Seara do Cristo todos terão exatamente oque precisam para progredir.
     Saia da ociosidade, comece a fazer e trabalhe pelo seu progresso, saia do comodismo e trabalhe para sua prosperidade.

Palavras do amigo espiritual
7 F