FÉ RACIOCINADA !

Fé Raciocinada !!! Não tenhamos uma Fé Cega, não podemos acreditar em tudo que nos dizem. Por isso a recomendação "Amai-vos e Instruí-vos". Só conseguiremos ter uma Raciocinada através do estudo. Estude e saberá quando está sendo enganado, seja pelo ser humano ou por um "(espírito)".

segunda-feira

Comece a Escutar a Sua Alma

     Você Escuta a sua Alma?

     Quantas vezes nos encontramos desanimados e aflitos, mesmo tendo conhecimento espiritual.
     Normalmente oramos e suplicamos ajuda, mas não fazemos nada para modificar a situação realmente.
     A partir do momento que nos dispomos a estudar e entender o processo de ação e reação, passamos a olhar os problemas e situações num outro angulo.
     Só a serenidade, dá condições para se modificar realmente.
     Jesus nos deixou uma fórmula, o amor e a caridade, o resto fica por conta de cada um. Nossa parte é praticar a caridade começando por nós mesmos, nós somos o nosso próximo mais próximo. As pessoas precisam parar de achar que as coisas não vão bem porque tem um obsessor a lhe perturbar, que se não fosse isso, estaria tudo bem.
     Só o estudo irá nos trazer a transformação que tanto almejamos, pois ao mesmo tempo, nos instrui e consola. Jesus já dizia:
     "Amai-vos e Instrui-vos"
     Cada pessoa na verdade deve passar por uma reeducação dos sentimentos. Não com revolta pelos sentimentos que possui, mas passar a compreender que tais sentimentos pertencem a uma pessoa que não possui esclarecimentos, e que a partir dos conhecimentos obtidos esses sentimentos inferiores devem ser trabalhados e transformados.
     Cada indivíduo deve aprender a ouvir a sua alma, seu coração. O auto amor é isso. Cada ser deve começar a prestar atenção nos seus sentimentos quando um problema ocorre. É uma questão apenas de educar-se para poder perceber o que houve naquele momento, como se sentiu diante daquela situação.
     Jesus também dizia:
    "Amai ao Próximo Como a Ti Mesmo"
     Se a pessoa não se amar, como poderá amar alguém?
     Tudo o que é negado a si mesmo, transforma-se em tristeza, angustia, depressão, mau humor. melindre...e por aí vai. Infelizmente, fomos criados para agradar aos outros. Desde a infância nossos sentimentos foram sendo reprimidos.
     De tudo o que o evangelho nos ensina, a pessoa procura colocar em prática em relação  aos outros, quando na verdade deveria aplicar a si mesmo em primeiro lugar. Fique de frente com a sua verdade.
     A partir do momento que o ser humano passar a prestar mais atenção em si mesmo, nas suas vontades, no que lhe faz feliz, vai descobrir seu verdadeiro valor e sentir Deus dentro de si.

      Quando a pessoa aprender a escutar seu coração, passar a agradar a si mesmo, deixando de fazer as coisas só para agradar os outros e contra a sua vontade, a sua vida vai mudar, pois a alegria e o bem estar estará fazendo parte dela e estará em paz consigo mesmo.
     Sendo assim, pare de se negar. Se não quiser fazer algo, explique, aprenda a dizer não. Ah! o outro vai ficar com raiva! e daí!, desde que você explique, aceitar ou não a sua explicação vai ser problema do outro.
     Até quando, para agradar o outro, você vai desagradar-se? Um dia tem que ter um fim?
     E esse dia você vai definir, então que seja hoje.

     Seja paciente e tolerante consigo mesmo. Não se julgue. De mais atenção a você, ame-se.
     Saiba separar o joio do trigo, nossos sentimentos também são assim, separe o que não está bom e transforme-o. Para isso precisamos de coragem para estudar, estudando amadurecemos e assim temos condições de identifica-los com mais clareza e transforma-los.

Texto baseado no livro Escutando Sentimentos
Ermance Dufaux

Como Deve Ser o Espírita

                                                O Espírita Deve Ser

     O Espírita deve ser verdadeiro, mas não agressivo, manejando a verdade a ponto de convertê-la em tacape na pele dos semelhantes.
     Bom, mas não displicente, que chegue a favorecer a força do mal, sob o pretexto de cultivar a ternura.
     Generoso, mas não perdulário (gastador, esbanjador),  que abrace a prodigalidade excessiva, sufocando as possibilidades de trabalho que despontam nos outros.
     Doce, mas não tão doce, que atinja a dúbia melifuidade (agradável, suave, hamonioso), incapaz de assumir determinados compromissos na hora da decisão.
     Justo, mas não implacável (certeiro, opinião firme), em nome da justiça, impedindo a recuperação dos que caem e sofrem.
     Claro, mas não desabrido (destemperado, rude), dando ideia de eleger-se em fiscal de consciências alheias.
     Franco, mas não insolente (arrogante, orgulhoso), ferindo os outros.
     Paciente, mas não irresponsável, adotando negligência em nome da gentileza.
     Tolerante, mas não indiferente, aplaudindo o erro deliberado em benefício da sombra.
     Calmo, mas não tão sossegado, que se afogue em preguiça.
     Confiante, mas não fanático, que se abstenha do raciocínio.
     Persistente, mas não teimoso, viciando-se em rebelar-se.
     Diligente, mas não precipitado, destruindo a si próprio.
     "Conhece-te a ti mesmo" - diz a filosofia, e para conhecer a nós mesmos, é necessário escolher  atitude e posição de equilíbrio, seja na emotividade ou no pensamento, na palavra ou na ação, porque, efetivamente, o equilíbrio nunca é demais.

Livro Ideal Espírita
Francisco Cândido Xavier.
Pelo espírito André Luiz

A Gratidão Multiplica a Abundância

                                        Agradeça ao Universo

     Tenho percebido que o universo ama a gratidão.
     Assim, quanto mais agradecido você for, maiores serão os benefícios que obterá.
     Quando digo benefícios, não me refiro apenas a objetos materiais, mas também incluo, entre eles, todas as pessoas, lugares e experiências.
     Que tornam a vida tão maravilhosamente digna de ser vivida.
     Você tem consciência de que está bem quando a sua vida é plena de amor, alegria, saúde e criatividade; e você encontra todos os sinais abertos para dar prosseguimento a suas tarefas ou empreendimentos.
     É desta maneira que nossas vidas devem ser vividas.
     O Universo é um doador generoso, abundante, e que gosta de ser apreciado. A gratidão põe em ação mecanismos para que se tenha mais motivos para sentir gratidão.
     Ela aumenta a abundância da vida que você tem.
     A falta de gratidão, ou as queixas, nos dão poucos motivos para que nos regozijarmos. Os que vivem se queixando sempre acham que tem poucas coisas boas em suas vidas, ou, então, não usufruem do que têm.
   
     O Universo sempre nos dá aquilo que acreditamos que merecemos.
     Muitos de nós fomos educados para olhar apenas para o que não têm, e sentir a falta destas coisas.
    Somos produtos da crença na escassez e assim ficamos nos indagando por que nossas vidas são tão vazias. Nós devemos ser gratos até pelas lições que recebemos.
     Não fuja das aprendizagens, pois elas são pequenos pacotes que envolvem tesouros que nos foram oferecidos. Na medida em que formos aprendendo com elas, nossas vidas sofrerão uma transformação para melhor.
     Utilizemos o máximo de tempo que pudermos agradecendo, diariamente, tudo de bom que há em nossas vidas. Se você recebe pouco agora, irá receber mais. Se você já possui uma vida de abundância, esta será intensificada.
     É uma situação de lucro, você está feliz, e o Universo está feliz.
     A gratidão multiplica a abundância.

Texto Louise L. Hay
Livro Gratidão