FÉ RACIOCINADA !

Fé Raciocinada !!! Não tenhamos uma Fé Cega, não podemos acreditar em tudo que nos dizem. Por isso a recomendação "Amai-vos e Instruí-vos". Só conseguiremos ter uma Raciocinada através do estudo. Estude e saberá quando está sendo enganado, seja pelo ser humano ou por um "(espírito)".

domingo

Elementos e Suas Funções V

     Colar

     Concentra, Irradia e Equilibra as energias.
     O colar de plástico ou vidro, não irradiam e nem absorvem energias. Deve ser feito com:
     > Pedra Natural
     > Pedra Cristal
     > Pedra Porcelana
     > Sementes como olho de cabra, olho de boi
     > Coquinho
     > Lágrima de Cristo
     > Dentes de animais, ossos
     > Conchas
     > Metal
     > Madeira
     > Com símbolos como: estrela, cruz, caveira, etc

     Lembrando que o colar não é do médium e sim do guia. E não deve ser confundido como adereços para embelezar o corpo, satisfazendo o ego.
     Os colares de cristal e pedra bruta, são excelentes diluidores de energia negativa, são também irradiadores de energia positiva, sendo que cada cor, cada tipo de pedra e cada símbolo age numa frequência determinada pelo guia, ou ao mistério ao qual foi consagrado.

     É um vórtice de força no pescoço. Concentra a energia dos chacras principais. Deve envolver o umbigo "Chacra Umbilical" . É um escudo protetor para o corpo mediúnico.
     Um colar pode estourar com um choque energético, mas isso não quer dizer que todos os colares que estouram foi por esse motivo. Pode ter sido usado fio fraco, uma rebarba na pedra pode desbastar até cortar o fio, etc...

      Pode usar fitas como colar, sejam entrelaçadas ou não. neste servirá apenas como escudo, como defesa, não vai irradiar energia.

    Os colares são os protetores do corpo espiritual e material, funcionam como para-raios de energias nocivas ao médium. Quando colocados ao chão formam verdadeiros portais móveis, desencadeando diversos trabalhos de acordo com a determinação mágica do guia.
   
    Dois colares são necessários e fundamentais o de Oxalá de porcelana ou Cristal e o de preto velho, os demais serão pedidos pelos guias, pois saberão a finalidade e como manuseá-los.
     Para que tenham função real devem ser cruzados ou consagrados, somente depois teram seu efetivo poder de ação.

Núcleo de Estudos Ogum Beira Mar
     

Elementos e Suas Funções IV

     Atabaque, Ponto Cantado, Palmas

     Os pontos cantados são como mantras ativadores das energias positivas provenientes do orixá que está sendo saudado, descarregam o ambiente e corta pequenas demandas, saturando de energias positivas.
     Atuam na psiquê  do médium de forma que ele se polarize com a vibração do guia, desbloqueia o seu mental onde acontece a incorporação.

     O atabaque é um instrumento feito com a madeira da árvore de nome "Macumba". Como pode observar Macumba é o nome da madeira e não de um trabalho, como muitos pensam.  Este instrumento atua em conjunto com o ponto, desencadeando uma intensa e forte frequência magnética  no mental do médium. Quando bem tocado realiza uma irradiação aeólica, capaz de cortar energias negativas, desativar pensamentos negativos deixando todos em harmonia. Há ainda a diferença entre os toques, cada um caracterizando o Guia, alguns tranquilos, outros mais rápidos e compassados, tudo dependendo da solicitação e vibração do trabalho.
     Quando um atabaque é batido atinge níveis superiores, cria cordões de conexão, eleva a vibração e facilita a incorporação, pois todos ficam na mesma sintonia.
   
     Um atabaqueiro deve tomar muito cuidado para não proceder de forma negativa e medíocre, colocando sua prepotência e elevando seu ego acima da majestosa, mas humilde presença do orixá.
     Esses são queles que tocam para a assistência em busca de prestígio de si mesmo, mas com o padrão de beleza para o orixá, ou seja: a energia boa, a simplicidade, a humildade e o respeito, então que eles, os "atabaqueiros celebridades", serão agraciados pelos pólos e mistérios negativos dos Orixás, já que negativos são os seus sentimentos.

     As palmas unidas aos pontos cantados e o atabaque, criam uma vibração equilibradora para a manifestação dos espíritos de luz, equilibrando o ambiente e criando um ambiente propício para a execução dos trabalhos.

Núcleo de Estudos Ogum Beira Mar

Defumação I

     Defumação é um preparado de ervas e serve para limpar e harmonizar o ambiente, descarregar objetos saturados de energia estática ou parada, descarregar o corpo mediúnico antes dos trabalhos, descarregar o seu espírito e preparar a assistência que já se beneficia com aquela imantação energizadora e condensadora de energia benéfica para seu corpo astral. Prepara para abertura do campo material e espiritual. Não funciona como blindagem, só limpa, principalmente quando a mente de quem mora na casa é suja de pensamentos negativos. A energia pesada tende pegar sempre o mais fraco.
     Tem como objetivo equilibrar o ambiente e deve ser feita sempre no sentido horário.

     No lar, tem efeito equilibrador, limpando os ambientes que muitas vezes estão sobrecarregados de energias negativas, energias que muitas vezes ocupam espaços vagos dentro de nossa casa, passando a transmitir para os moradores incomodações, doenças e desequilíbrios que muitas vezes são notados por dores no corpo, irritabilidade, cansaço e outros.

     A defumação pode ser usada sempre porque seu efeito benéfico é curto, principalmente se o ambiente é muito frequentado, pois tendem a receber energias negativas involuntárias.
    Ao defumarmos um ambiente devemos sempre agir como se estivéssemos realizando uma limpeza, imaginando que estamos levando algo para fora do ambiente, ou seja, em uma casa começamos do final para a porta de entrada, assim os ambientes ficam isolados da negatividade.
     Espaços fechados ou esquecidos como porões, sótãos e quartinhos de manutenção e bagunça, também devem ser defumados, movimentando assim as energias lá estagnadas.
     Os efeitos de uma defumação bem feita poderá ser percebido no ar por pessoas mais sensíveis, pois deixa no ambiente uma energia tranquila e um ambiente sadio.
   
     As ervas que são normalmente usadas na defumação, são as mesmas utilizadas nos banhos, podendo acrescentar o benjoim e a mirra. Os incensos de varetas e os de tabletes, possuem apenas o aroma característico, pois seu processo de produção é industrializado e nem sempre são utilizadas realmente as ervas.
     A defumação limpa os miasmas, que são larvas espirituais que ficam presas na parte espiritual como sanguessugas.

     Composto para defumação:  Alecrim, Arruda, Guiné, Palha de alho ou cebola, Manjericão, Mirra e Benjoim que parecem uma resina, misturar tudo

     Turíbulo: Colocar álcool no reservatório, colocar a tampinha em cima, colocar carvão e ascender. deixar ficar brasa e colocar a erva aos poucos o necessário. Pode também colocar o carvão na boca do fogão e quando ficar brasa com um pegador coloca-lo no turíbulo (assim é mais rápido).

     Para defumar as pessoas da casa: Mão aberta sobre a fumaça com a palma para cima e para baixo e rodar no sentido horário.

                                                    Defumando sua Casa
    Depois de preparar o turibulo, abrir todas as portas de todos os lugares de sua casa, armários, pias, banheiro, janelas. Prepare também um recipiente de vidro com água e alfazema, uma vela e um raminho de folhas verdes.
     Fazer a defumação sempre de trás para a frente da casa.
     Começar do último cômodo num movimento de 360º e voltar ao ponto de origem. Com o turibulo na frente contornar as paredes do comodo e depois o meio. Deixar o turibulo na porta do comodo e voltar aspergindo em toda a volta e depois no meio água com alfazema. Aspirgir com um raminho verde. Vai fazendo o sinal da cruz e rezando em voz alta. Pode cantar ponto se quiser. Segurar o copo com água e a vela e com a outra aspirgir.
     Pode ser feito em qualquer dia da semana e qualquer horario.

Núcleo de Estudos Ogum Beira Mar

quinta-feira

Elementos e Suas Funções III

     Pontos Riscados

     Pode-se dizer que tem várias funções, tudo vai depender dos símbolos ali riscados. Servem para descarregar energias negativas ou como fonte geradora de energia positiva.
     São também portais para dimensões com os quais os guias desejam trabalhar, se riscados abertos suas funções não tem limites e alcançam todo o solo onde está.
     Se fechados com um circulo em volta, abem portais limitados só até aquele espaço.
     Há pontos fechados com alguns símbolos pelo lado de fora, isso significa que estão trabalhando o campo interno e externo da pessoa que estiver no centro dele.
     Todo ponto riscado ou mandala como também são conhecidos, após serem riscados carregam dentro de si o mistério do Orixá, guia protetor ou o próprio médium.
     Nunca um ponto deve ser riscado sem autorização ou orientação dos guias. A cautela sempre foi e sempre será a melhor amiga do médium, pois a ignorância de muitos traz problemas e controvérsias no uso dos pontos.
     Um ponto riscado é um ponto de energia firmado a uso do guia na Terra, portanto o orixá sabe abri-lo e fecha-lo, sabe dar ao ponto a utilização correta e dar suas determinações.
     A Pemba utilizada para a escrita do ponto serve para ativar o simbolismo.

(Núcleo de Estudos Ogum Beira Mar)