FÉ RACIOCINADA !

Fé Raciocinada !!! Não tenhamos uma Fé Cega, não podemos acreditar em tudo que nos dizem. Por isso a recomendação "Amai-vos e Instruí-vos". Só conseguiremos ter uma Raciocinada através do estudo. Estude e saberá quando está sendo enganado, seja pelo ser humano ou por um "(espírito)".

sábado

"Amai-vos e Instruí-vos"

"Espíritas: Amai-vos, eis o primeiro mandamento;
 Instruí-vos, eis o segundo"
Espírito de Verdade, Paris - cap. VI, ítem 5 Evangelho Segundo o Espiritismo.

     Quando nos deparamos com esta frase, contida no Evangelho, é possível que apenas consideremos uma grande orientação; poucas vezes detendo para considerar na prática o que os amigos espirituais desejam nos oferecer. Façamos algumas reflexões:
     - Amai-vos... "Mas, eu me amo?"
     Ou acreditamos que somente o "amor" ao próximo é suficiente para nos manter fiéis às nossas tarefas?
     - Instruí-vos.."Em que?"
     Ou acreditamos que o conhecimento, sem a ação e o sentimento, nos trará felicidade?
     Se eu me amo e acredito que devo procurar a instrução, chego a conclusão que só com o estudo será possível a modificação interna.
     Estamos nos dando esta oportunidade?
     Só quando estudamos obtemos conhecimento e começamos a trabalhar o amor, a humildade e a responsabilidade e começamos então a refletir sobre nossas posturas e sentimentos e muitas vezes descobrimos que o Evangelho que Cristo nos deixou não está presente de forma natural em nosso dia-a-dia.
     Quando se tem uma vida atribulada e não se consegue fazer um curso, existe outras formas para o estudo, a leitura, as palestras, tudo vai depender da vontade de aprender, quem realmente possui a vontade do aprendizado e a mudança interior, a ele os mestres aparecem.
     O estudo tem como objetivo promover o auto equilíbrio através do esclarecimento e não uma saturação de conhecimento que impede o livre uso da razão, achando-se satisfeitos por possuir um grande numero de informações, acomodando-se tranquilos na ignorância de si mesmo, um risco que todos nós corremos.
     Temos que aprender quais são os limites, para que possamos por nós mesmos através de nosso raciocínio aprender a analisar pelo crivo da razão, os fatos vividos e as opiniões contrárias principalmente.
     Toda informação adquirida é matéria prima para o raciocínio, mas deve ser refletida e bem digerida para só depois transforma-la em conhecimento.
     Nem tudo que se ouve, seja no lugar que for, pode ser recebido como verdadeiro sem uma boa reflexão. Questionamentos e reflexões deveria ser uma regra em nossa vida, só assim exercemos nossa liberdade de escolha, nosso livre arbítrio e isso significa uma reafirmação da sua opção e compromisso concreto com a espiritualidade.
      Nós somos o nosso próximo mais próximo.

" A vida oferece diariamente para as pessoas, exatamente o que as pessoas oferecem aos outros todos os dias. Enquanto a lição não for aprendida, os mesmos problemas se repetem. Não queira mudar os outros, mude a si mesmo em relação aos outros, para que a vida mude para você".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Muito Obrigada por sua visita e comentário. Para mim é muito importante saber a sua opinião, afinal este cantinho é nosso !
Volte sempre!