FÉ RACIOCINADA !

Fé Raciocinada !!! Não tenhamos uma Fé Cega, não podemos acreditar em tudo que nos dizem. Por isso a recomendação "Amai-vos e Instruí-vos". Só conseguiremos ter uma Raciocinada através do estudo. Estude e saberá quando está sendo enganado, seja pelo ser humano ou por um "(espírito)".

domingo

Individuação ou Individualismo?

     " Apenas, Deus, em sua misericórdia infinita, vos pôs no fundo do coração uma sentinela vigilante, que se chama consciência. Escutai-a, que somente bons conselhos ela vos dará." ESE cap.13

     O que é conceito?
     Conceito é a ideia que temos de algo ou alguém.

     Adquirimos o conceito conforme o resultado de nossa vivência, onde as nossas experiências determinam nosso padrão mental, assim então nasce o conceito de pré-conceito.

     Através de nossa vivência adquirimos o discernimento do certo e do errado, dentro do nosso ponto de vista e desta forma usamos o preconceito para fazer julgamentos, tudo dentro do nosso ponto de vista.

     Sabendo o que é conceito, então...
     O que é individuação?
     É um conceito criado por Carl Jung
   
     E o que diz esse conceito?
     É o processo pelo qual o ser humano evolui do estado infantil para a evolução de nossa consciência.
     Todos nós passamos pelo processo da individuação, isso nasce conosco.
     Nosso self, ou seja nossa essência é a responsável por esse processo, é como um chamamento, que pode ser consciente ou inconsciente.
   
     Consciente, quando escolhemos fazer um mergulho dentro de nós mesmos, para conhecer de fato quem somos nós.
     Inconsciente, quando a vida nos leva através dos tropeços, somos empurrados. Tropeçamos, caímos, levantamos e assim crescemos através das situações difíceis que a vida nos impõe.

     Por isso o ditado " A vida ensina"

     O processo da individuação é recheado de perguntas interiores, cujas respostas só o coração pode dar.

     Aí vem uma pergunta: Onde estamos quando não estamos em nós mesmos?
     Muitas vezes nos damos conta de que caminhamos e ao olhar para trás vemos que deixamos muita coisa pelo caminho e que não vivemos plenamente na busca do verdadeiro sentido.

     Nesse processo de individuação, ou seja de crescimento, sempre aparece as perguntas:
     De onde eu vim?
     Para onde eu vou?
     Onde estou?
     Como estou?
     Quem eu sou?

     O objetivo da individuação é fazer o indivíduo tornar-se a pessoa que é realmente, modelando a sua individualidade, sua personalidade. É o processo para começar a ser diferente, onde consegue desligar-se dos padrões coletivos, das expectativas, dos papéis que vividos, das máscaras que usadas e  daquilo que os outros esperam dele. O ser passa a ser Único!

     Esse é um trabalho para a vida toda. Precisamos realizar aqui nossa proposta inicial. Devemos ser a pessoa que nascemos para ser. E outra pergunta surge:

     Mas, eu nasci para ser o que?

     Muitas são as pessoas que passam pela vida sem encontrar a resposta. Começamos a entrar nesse processo conscientemente quando entendemos que os problemas psicológicos, nada mais são que uma relação insatisfatória com a necessidade da individualidade.
     Individualidade significa "ser único". E outra pergunta aparece:
   
     Será que eu realmente me conheço?
     Precisamos ter consciência que usamos máscaras e que essa máscara não somos nós. Muitos são os indivíduos que acreditam ser o papel que estão atuando e passam a vida inteira limitadas dentro dessa condição, mas poderiam ser muito mais.

     É no momento dos questionamentos interiores e profundos, que começa o processo de individuação, é o confronto com nós mesmos. Não tem como fazer esse processo lendo livros e discutindo teorias. Ficaria muito superficial. Temos que sair do rascunho que estamos vivendo e buscar o desenho original do que realmente somos nós.

     Só conseguiremos isso buscando e enfrentando os constrangimentos dominantes, ainda em nosso inconsciente. Temos que enfrentar a nossa sombra. Esta é a porta de acesso para encontrar o nosso self, a nossa essência, o nosso si mesmo.

    O processo começa com nossa encarnação, mas só quando adultos temos condições de viver esse processo constantemente. Estamos de posse da chave de nossa casa, podemos entrar e sair quando quisermos.

     Uma pessoa com ego ético, vai viver esse processo de um modo consciente. Uma pessoa com ego pouco ético, vai o tempo todo camuflar as situações, e assim viver com sofrimentos e dores, usando máscaras. Então surge mais uma pergunta:

     Sabemos a diferença onde termina uma coisa e começa outra? Por exemplo: Um bebe não consegue ver que ele e a mãe são seres separados. Muitos torcedores sofrem terrivelmente quando seu time perde.
     Na individuação o ser vai se libertar dessas coisas "exigidas" pelo coletivo.
   
     Não é um processo de isolamento do mundo, de maneira alguma. É um processo onde poderemos viver melhor no mundo que estamos, porque "Sei quem Sou". Não precisamos atender a demanda externa, não precisamos ser aquilo que esperam de nós.
     Somos uma pessoa que nasceu para ser e nos realizarmos a cada dia, a cada experiência, independentemente da opinião dos outros que normalmente nos escravizam e muitas vezes perdemos a nossa identidade.

     Com essa conquista, o ser humano torna-se consciente  de si mesmo, das suas responsabilidades no conceito da sociedade, encorajando-o para os ideais relevantes, embora raciocinando que situações difíceis surgirão e poderão ser vencidas naturalmente. Uma pessoa vive melhor no mundo, quando se conhece melhor.
     Quanto mais conheço a minha sombra, não vou precisar projetar no outro. Não preciso projetar minha sombra no meu marido, no chefe, na mulher, porque sei que aquela sombra, aquele conteúdo é meu e não deles. Dessa forma, as relações fluirão melhor, os conflitos diminuirão e passamos a ter consciência de que a responsabilidade é nossa. É fruto de nossas escolhas, que pode ele ser doce ou amargo.
     Quando aprendemos o auto-amor, abandonamos o "crítico interno" que existe em nós e passamos a nos aceitar através do auto perdão. Grande distância separa a individuação do individualismo.

     Na individuação temos necessidade da evolução espiritual.
     No individualismo o que manda é o interesse pessoal.

     Na individuação temos a alma.
     No individualismo temos a personalidade.
   
     Na individuação temos a consciência.
     No individualismo temos o nosso ego.

     Na individuação temos a descoberta e a criatividade.
     No individualismo a imitação e a disputa.

     Na individuação temos o amadurecimento e o preparo.
     No individualismo temos a precipitação.

     Na individuação temos a realização.
     No individualismo a insaciedade.

     A individuação é o fruto do Amor e nos leva a evolução espiritual.
     O individualismo é o fruto do egoismo

     Não conseguiremos uma perfeição, não seremos seres iluminados, mas devemos trabalhar para conseguirmos ficar melhores do que somos hoje. Devemos nos humanizar mais. Somos animados pela dualidade e só com o aperfeiçoamento da mente conseguiremos equilibrar essas correntes que nos darão um corpo mais equilibrado e com mais saúde.

 Releitura do texto do livro Escutando Sentimentos
Ermance Dufaux

2 comentários:

  1. SOU GRATO PELA OPORTUNIDADE
    SIDICLEI-RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada SoustGamer pela visita, volte sempre que quiser. Que sua vida seja ricamente abençoada.

      Excluir

Olá! Muito Obrigada pela sua visita e comentário. Para mim é muito importante saber a sua opinião, afinal este cantinho é nosso !
Volte sempre!