FÉ RACIOCINADA !

Fé Raciocinada !!! Não tenhamos uma Fé Cega, não podemos acreditar em tudo que nos dizem. Por isso a recomendação "Amai-vos e Instruí-vos". Só conseguiremos ter uma Raciocinada através do estudo. Estude e saberá quando está sendo enganado, seja pelo ser humano ou por um "(espírito)".

domingo

Diferença entre os Passes

                                      Passe Espírita   e   Passe Umbandista
   
É fundamental que um  médium para trabalhar numa casa espírita deve ter o mínimo indispensável de conhecimento sobre o assunto. O trabalhador de uma casa que estuda, possui fé raciocinada e tem a capacidade para discernir quando uma comunicação parte de um espírito elevado ou não. Conhece o certo e o errado, sendo assim não compartilha com situações adversas, trabalha sempre dentro da Lei de Deus.

     O que é o passe

     A palavra " passe" tem origem no espiritismo, codificado por Allan Kardec, e traz a ideia de "passar" ou seja "transmitir" algo a alguém.
     A doutrina codificada por Kardec tem base cristã e encontra no evangelho as muitas passagens em que Jesus cura as pessoas e "expulsa" espíritos indesejados por meio da imposição de mãos. Algo que vamos encontrar em muitas outras culturas como a egípcia, a grega, a celta, a chinesa, a indiana ou em tradições indígenas e xamãnicas.
     Estudiosos do passado e do presente se debruçam sobre os fundamentos científicos das técnicas do
"passe magnético", entre eles Hermes Trimegistro, Fo-Hi, Pitágoras, Hipócrates, Mesmer e outros.
     Na obra de Allan Kardec, a Gênese, cap XIV, vamos encontrar a descrição dos "Fluídos" e a sua manipulação:
     >>> Os espíritos atuam sobre os fluídos espirituais, não os manipulando como os homens manipulam os gases, mas por meio do pensamento e da vontade. O pensamento e a vontade são para os espíritos o que a mãos é para os homens........

     Pode-se dizer, sem receio de errar, que há nesses fluidos, ondas e raios de pensamentos, que se cruzam sem se confundirem, como há no ar ondas e raios sonoros.
     O pensamento do encarnado atua sobre os fluidos espirituais como o dos desencarnados;
     Transmite-se de espírito a espírito pelo mesmo veículo, e, conforme sua boa ou má qualidade, saneia ou vicia os fluidos circulantes.

      Passe Espírita

     No  "Passe Espírita" o médium manipula estes fluídos por meio de tecnicas que foram se desenvolvendo com o tempo. Aqui no Brasil devemos, principalmente, ao Dr Bezerra de Menezes e Edgar Armond, o método já consagrado e largamente utilizado em boa parte dos "Centros Espíritas".
     A padronização dos passes e outras práticas doutrinárias, foram providências adotadas na Federação Espírita do Estado de São Paulo, para efetivar a unidade das práticas espíritas, assunto de alta relevância, levado ao Congresso de Unificação realizado em 1947 em São Paulo.

     No livro Passes e Radiações; Métodos Espíritas de Cura , de autoria de Edgar Armond em 1950, estas são as palavras que o "prefaciam";
     Podemos dizer que o conteúdo deste livro norteou e norteia até hoje o método e técnicas utilizadas no espiritismo brasileiro, em que o "passe magnético" subdivide-se por categorias como P!, P2, P3, P4. Além do Passe de Limpeza e da Auto Cura.

     A realização destes passes é feita por qualquer pessoa de boa vontade que tenha estudado o método, para algumas situações, no entanto é necessário certa sensibilidade. A maioria dos métodos é explicada por uma corrente  de energia, magnetismo e fluidos que estabelecem um circulo de forças entre o "passista" e o "assistido".

    Dentro do processo são definidos alguns conceitos como a polaridade das mãos e os centros de força, denominados de chacras por influência oriental, assim como a importância de um conhecimento básico sobre a fisiologia do corpo material e espiritual.

    "Quando o espírito é de elevada  categoria, possui grande poder curativo, muito diferente e muito melhor que o que possui o magnetizador encarnado". (Edgar Armond)
   
     Passe Umbandista

     O "Passe Umbandista" não é apenas um "passe magnético" e sim um "Passe Espiritual", pois é aplicado por um espírito. Assim como Edgar Armond classificou diferentes métodos de aplicação do passe magnético para diferentes necessidades, também os espíritos que se manifestam na umbanda, aplicam métodos variados de acordo com a necessidade de cada consulente, dentro dos variados recursos que cada espírito guia, entidade, mentor, possui. Sem esquecer que cada um recebe na medida de seu merecimento e afinidade, podendo um encarnado bloquear uma ação positiva direcionada a ele mesmo como consequência de sua postura mental. Pois muitos merecem, mas não estão abertos emocionalmente ou psicologicamente para receber o que a espiritualidade lhe oferece, por vários motivos como a descrença, irritação, mentalidade crítica e posturas interesseiras desfocadas de um objetivo espiritual.

     Este passe pode ser definido como a aplicação de um conjunto de técnicas mágico-religiosas, além de explorar todos os recursos possíveis de imposição de mãos, utiliza elementos e técnicas variadas e até inusitadas. Porém, enquanto nos centros espíritas usa-se o passe magnético, nos centros de umbanda também se recorre aos passes energéticos, quando são usados diversos materiais como o fumo, água, ervas, pedras, colares, etc., que descarregam os acúmulos negativos alojados nesses campos eletro magnéticos.

     Nem sempre o que parece folclore ou exibicionismo realmente o é. se os mentores dos médiuns da umbanda exigem determinados colares de pedras, eles sabem para que servem e dominam seu magnetismo, assim como energias minerais cristalinas irradiadas pelas pedras. Ervas e fumo, quando potencializadas com energias etéreas pelos mentores, também se tornam poderosos limpadores e campos eletromagnéticos.

     A finalidade é de alcançar maior êxito de acordo com as necessidades, o merecimento e os recursos disponíveis. Cada entidade tem a liberdade de aplicar a técnica que lhe aprouver, desde que dentro dos limites da ética, bom senso e respeito. Embora haja um conjunto de métodos e recursos característicos da umbanda, muitas entidades, em especial os pretos velhos, por exemplo, realizam o benzimento, que se distingue do passe magnético, por empregar uma ação mais relacionada ao poder do verbo, elementos e simbologia, considerada magia popular.
     Também é possível identificar métodos complexos de magia riscada, abrindo portais, espaços mágicos que são pontos riscados e que muitas vezes lembram as mandalas do hinduísmo ou mesmo fórmulas cabalísticas da real arte simbólica e mistica hebraica entre outras práticas de ocultismo e hermetismo.

     Entre os elementos mais utilizados podemos identificar as velas, água, óleo, pedras, essências, fumo, ervas, tecidos, ponteiros e a pemba que é um giz utilizado para traçar símbolos, dentro de um ambiente de terreiro, mágico-religioso por natureza. Nos métodos se observam rezas, orações, preces, evocações, invocações, determinações e fórmulas mágico religiosas associadas a banhos, defumações, oferendas e outros. Todos estes recursos estão mais ou menos associados ao passe umbandista, no qual se cria um ambiente de som, cores, aromas e luzes, capaz de inebriar de forma positiva todos os cinco sentidos do consulente a fim de conduzi-lo a certo estado de consciência desejado.

     Durante o passe umbandista observamos a entidade espiritual fazer a imposição de mãos, segurar velas direcionadas aos chacras ou traçando movimentos no ar. Colocam colares no pescoço do consulente ou o colocam dentro da mesma em circulo no chão. Atiram ponteiros em pontos riscados, fazem gestos, rituais e movimentos com os pés e mãos que nos faz crer na magia gestual. Em meio a tantos recursos, que nos encantam e fascinam, nos chama a atenção, em especial, o estalar de dedos, bem característico em quase todas as linhas de trabalho.

     Muitas pesquisas e especulações já foram realizadas sobre esta prática, entre elas são identificadas as energias que existem na ponta de cada um dos dedos da mão, que são pequenos chacras ou vórtices de energia, e o choque vibratório desencadeado no ar quando o dedo médio estala sobre a região da mão chamada de monte de vênus, causando vibração astral e sonora o que desperta certa energia dentro do campo em que está atuando.

     Este estalar de energias pode assumir contextos variados de acordo com o que esteja associado, por meio do pensamento ou movimentos. Além deste contexto pode-se usar o estalar de dedos como um simples gesto de descarregar as energias absorvidas pelas palmas das mãos. Um caboclo ou outro espírito guia leva sua mão ao alto ou ao lado buscando certa energia que será irradiada ao consulente, num movimento rápido, ao mesmo tempo em que transmite esta energia positiva, retira os eflúvios negativos e os descarrega com um estalar de dedos.

     Os movimentos longitudinais, transversais e circulares, também descritos na obra de Edgar Armond, em que:
>> Os passes longitudinais movimentam os fluidos, os transversais os dispersam e os circulares e as imposições de mãos os concentram, o mesmo sucedendo com o sopro quente, que merece um estudo à parte.

     No entanto podem-se associar procedimentos mais ou menos magísticos com os mesmos, ou seja, a relação entre estalos e números com o poder de realização que cada um deles possui, aplicando-se sequências de estalos que podem variar, por exemplo, de 2x3, 3x3, 4x3 ou ainda estalos que desenham formas geométricas no ar.
     Lembrando que a aplicação de símbolos associados a idéias e intenções, com suas respectivas invocações é a mais explicita magia simbólica, encontrada nas mais variadas culturas. Assim sequência de estalos que desenham no ar cruzes, estrelas e círculos; firmando ou estabelecendo pontos e espaços vibratórios, aos quais podem ter função nesta realidade ou abrir portais para outras realidades.
   
    Muito mais poderíamos escrever sobre o passe umbandista e seus recursos, no entanto não pretendemos em um único artigo esgotar o que é inesgotável. Fica aqui um comentário final sobre a importância do estudo, não para complicar o que é realizado de forma tão simples por nossos guias de umbanda, mas com a finalidade de compreendermos o que eles realizam, com a consciência de que eles sim estudam e estudaram muito para realizar este trabalho espiritual.
      Não estudamos por um movimento do ego ou para substituir a presença dos mesmos, mas para lhes oferecer maiores recursos psíquicos, espirituais e materiais. Estudamos para ver o quanto somos ainda aprendizes nesta senda, em que caboclo, preto velho, baiano e outros são nossos mestres.

Por Alexandre Cumino

VIVA A PÁSCOA O ANO TODO!

     Há dois mil anos atrás, um homem veio ao mundo disposto a ser o maior exemplo de amor e verdade que a humanidade conheceria. Infelizmente sua proposta de vida não foi atendida por muitos.
     O que muitos ainda não sabem é que O CRISTO está VIVO e não morto e pregado numa cruz.
     O CRISTO está pronto para nos ajudar a ressuscitar as nossas virtudes ainda escondidas dentro de nós.
     Que hoje, "Domingo de Páscoa",
     Não exista apenas bombons e ovos de chocolate pela casa, mas a lição da alegria inocente das crianças.
     Não exista apenas pratos vazios e restos de fartura, mas a fé, que alimenta a alma.
     Não exista apenas garrafas de vinhos intermináveis, mas a embriaguez da alegria de viver.
     Não exista apenas a casa desarrumada, mas a alma pacificada pelo perdão, pelo conforto da família e dos amigos.
     Pela certeza de que vale a pena continuar a ressuscitar das dores, acreditar na misericórdia do PAI que, na sua maneira inexplicável de responder às nossas preces, quer apenas que sejamos humanos.
                               A verdadeira "PÁSCOA" é a
                      RESSURREIÇÃO DE NÓS MESMOS.
     Páscoa, não é chocolate, é o tempo da esperança e ação.
     É tempo para começar uma nova vida.
     É o símbolo da mudança.
     É ser capaz de mudar,
     É partilhar a vida na esperança,
     É lutar para vencer o sofrimento.
     É ajudar mais gente a ser gente,
     É viver em constante libertação,
     É crer na vida que vence a morte.
     É dizer sim ao amor e à vida,
     É investir na fraternidade,
     É lutar por um mundo melhor,
     É vivenciar a solidariedade,
     É renascimento,
     É recomeço,
     É uma nova chance para melhorarmos, para mudar as coisas que não gostamos em nós, para que possamos ser mais felizes.
     Quando nos conhecemos realmente e tomamos conhecimento que hoje somos um pouco melhor que ontem, isto nos faz feliz.
      Este é o verdadeiro sentido da Páscoa. Não deixemos passar mais esta oportunidade de iniciar mudanças interiores.
      Cada pessoa deve sentir-se como se ela própria tivesse saído do Egito.


Recebi este texto por e-mail e não continha autoria. Se alguém souber, por favor me informe para os devidos créditos