FÉ RACIOCINADA !

Fé Raciocinada !!! Não tenhamos uma Fé Cega, não podemos acreditar em tudo que nos dizem. Por isso a recomendação "Amai-vos e Instruí-vos". Só conseguiremos ter uma Raciocinada através do estudo. Estude e saberá quando está sendo enganado, seja pelo ser humano ou por um "(espírito)".

segunda-feira

Doutrina Espírita

     A doutrina espírita, nada mais é do que o resgate dos valores cristãos primitivos de amor, caridade, fraternidade desinteressada e, por conseguinte a verdadeira espiritualidade. Esses valores, não apenas ditos, mas vividos, são poderosas forças capazes de transformar a humanidade.
     O perdão das ofensas, a caridade para com os inimigos, o amor e tudo o mais que Jesus nos ensinou são atitudes contrárias aos interesses do culto ao egoísmo e ao orgulho que se desenvolveu na Terra, sob o olhar complacente das instituições humanas.
     Jesus morreu porque ameaçou interesses fundamente arraigados nos homens daquela época; a doutrina espírita, junto com seus seguidores, sempre foi perseguida pelos mesmos motivos.

     Em todos os assuntos, é preciso conhecer para depois criticar, é preciso que estude, leia, é necessário abrir a mente para compreender. Dizem que a doutrina espírita é perigosa, que é do mal, porque ilumina a razão e nos estimula a pensar, a questionar, libertando-nos de crendices e mentiras que aprisionam.
   
     Como o mal pode vir e incentivar os homens a crer em Deus e a acatar a lição de Jesus, fazendo aos outros aquilo que desejam para si mesmo?
     Como pode estimular os homens a praticar os ensinos cristãos em sua essência, tornando-se melhores?
     Como uma doutrina perniciosa pode trazer conforto, esperança, e levar os homens a terem mais fé em Deus?

     Existe muita gente sobrevivendo e ganhando muito dinheiro através desses conhecimentos, uns são enganadores, outros são médiuns orgulhosos que realmente são manipulados por espíritos zombeteiros, e outros são médiuns que ainda não compreenderam a sublimidade da nova revelação.
     Não perceberam a consequência moral desses conhecimentos para a alma humana e, ao invés de usarem o dom sagrado que receberam de Deus com o objetivo de ajudar ao próximo, usam-no para seu próprio proveito. Alguns até ajudam, mas na maioria das vezes são comandados por espíritos menos esclarecidos a quem servem, mesmo sem saber, iludidos, que podem inclusive pensar que estão fazendo o bem.

    Por isso a necessidade de estudar e abrir o coração buscando a verdade sem outro propósito que não seja o de iluminar a alma.

    Enquanto os homens buscarem apenas e tão somente interesses particulares e não o bem geral, haverá dor e sofrimento. Todavia, é chegado o momento de o homem se libertar, é hora de os ensinos do Mestre retomarem a pureza com que foram transmitidos, sem outro interesse que não seja o de levar os homens até Deus, uni-los ao Criador.
     Falar de Jesus é uma coisa, viver é outra bem diferente. Acho que é por isso que temem tanto o espiritismo, que bem entendido e, sobretudo, vivenciado leva fatalmente à mudança do homem e de toda a sociedade. A medida que a doutrina espírita nos esclarece a respeito da imortalidade da alma e da vida que continua sempre, levamos a olhar para o presente sob outro ângulo, buscando o sentido de tudo o que nos acontece.
     A noção da preexistência da alma e dos efeitos do passado em nossa existência atual nos faz reconhecer a necessidade da transformação de nosso espírito de modo a nos tornarmos verdadeiros cristãos; leva-nos a amar a Deus e ao próximo, traduzindo esse amor em auxílio a todos os que precisam, em perdão das ofensas, em compreensão para com as dificuldades alheias. São tantos os ensinamentos puros que Jesus nos deixou e dos quais nos afastamos....
     O espiritismo traz a luz capaz de promover nosso reencontro com a mensagem de Jesus e nos convida ao esforço para melhorarmos, para reformarmos nosso íntimo pela vivência de suas lições. Certamente há muitos na Terra e no espaço que desejam que os homens permaneçam arraigados à ignorância, presos aos preconceitos que os limitam, cépticos e materialistas, impedindo a evolução e ascensão da humanidade.

     A única forma de estarmos atentos e sabermos reconhecer os enganadores é estudando... estudando.... estudando......, para termos fé raciocinada, não se pode confiar em tudo que nos dizem. A fé raciocinada nos permite filtrar e saber se estamos sendo enganados.
     Nunca devemos esquecer a mensagem de Jesus
 >> "Amai-vos e Instrui-vos"

Base do texto
Livro Renascer da Esperança
Sandra Carneiro
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Muito Obrigada por sua visita e comentário. Para mim é muito importante saber a sua opinião, afinal este cantinho é nosso !
Volte sempre!