FÉ RACIOCINADA !

Fé Raciocinada !!! Não tenhamos uma Fé Cega, não podemos acreditar em tudo que nos dizem. Por isso a recomendação "Amai-vos e Instruí-vos". Só conseguiremos ter uma Raciocinada através do estudo. Estude e saberá quando está sendo enganado, seja pelo ser humano ou por um "(espírito)".

terça-feira

As Sete Leis da Sabedoria >> parte III

4ª >> Lei da Polaridade
     
      "Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mema coisa. Os extremos se tocam".

      A polaridade revela a dualidade, os opostos são apenas extremos da mesma coisa. Tudo se torna idêntico em natureza. O claro e o escuro também são manifestações da luz. Amor e ódio são simplesmente manifestações de uma mesma coisa, diferentes graus de um sentimento.  

      Para que a eletricidade se manifeste, ela precisa ter dois pólos, um negativo e o outro positivo. Assim é para a natureza, que se manifesta em feminino e masculino, nos reinos animal e vegetal, e até no reino mineral.
      Com este fato em mente, e sabendo que podemos aplicar o princípio da vibração, é possível transmutar um estado mental de um plano inferior para um plano superior conforme as linhas de polarização. Elevando sua vibração na linha do medo, pode-se alcançar a coragem, e elevando sua vibração na linha do sentimento, pode-se alcançar o amor universal.

      É difícil para uma pessoa naturalmente nervosa viver da forma tranquila, retirando completamente a ansiedade de seus pensamentos. Mas com as técnicas apropriadas isso pode ser conseguido, se não completamente, pelo menos "um grau por dia" até conseguir alcançar o resultado desejado. Tudo vai depender o esforço dispendido na ação.

5ª >> Lei do Ritmo

      "Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação".

      Podemos dizer que o princípio é manifestado pela criação e pela destruição. É o ritmo da ascensão e da queda. Os opostos se movem em circulos. É a expansão até chegar ao ponto máximo, e depois que atingir sua maior força, se torna uma massa inerte, recomeçando novamente um novo ciclo, dessa vez no sentido inverso. A lei do ritmo assegura que cada ciclo busque sua complementação.
      Isso quer dizer que, um movimento num sentido terá outro movimento proporcional no outro sentido. O principio do Ritmo está em relação direta com o princípio da Polaridade, explicado na quarta lei. O ritmo se manifesta entre os dois pólos, de um lado para outro e seu movimento oscilatório é sempre proporcional.

      O princípio do ritmo é também compreendido e explicado pela ciência considerando-se essa lei universal aplicada às coisas materiais. Os hermetistas porém levam o princípio muito além, e conhecem suas manifestações, não somente nas coisas físicas, mas também nos estados emocionais e mental do homem.
      Podemos observar em nós mesmos essas mudanças. Hoje podemos estar eufóricos enquanto amanhã poderemos estar um pouco deprimidos. todo exagero de um dia se reflete no outro dia. Quando fazemos muito esforço, logo após estamos muito cansados.

      Encher os pulmões de ar para respirar é um reflexo instintivo, não comandado pelo cérebro, porque ele é submetido à Lei Natural do Ritmo. Tudo tem a sua dualidade em todos os campos de nossa vida, tanto física como emocional. Os hermetistas conhecem a lei do ritmo e a neutralizam "no plano mental". Que se consegue através da meditação, harmonização, controle da respiração e outras técnicas. Uma delas é a ioga que possibilita alcançar esse equilibrio.

      Mantendo a mente numa vibração positiva podemos neutralizar as forças negativas que nos influenciam. Mas para isso devemos colocar em ação a nossa vontade, o nosso pensamento para adquirir o Equilíbrio e a Firmeza, só que isso não é mágica, não se consegue este controle de um dia para o outro, é preciso treino e perseverança.
      A Lei da Compensação está sempre em ação, esforçando-se para balançar e contra balançar o efeito do Ritmo e sempre virá no tempo certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Muito Obrigada por sua visita e comentário. Para mim é muito importante saber a sua opinião, afinal este cantinho é nosso !
Volte sempre!