FÉ RACIOCINADA !

Fé Raciocinada !!! Não tenhamos uma Fé Cega, não podemos acreditar em tudo que nos dizem. Por isso a recomendação "Amai-vos e Instruí-vos". Só conseguiremos ter uma Raciocinada através do estudo. Estude e saberá quando está sendo enganado, seja pelo ser humano ou por um "(espírito)".

quarta-feira

Quem foi Allan Kardec


Num blog destinado ao estudo da espiritualidade, nada melhor que começar falando de Allan Kardec.

Nasceu em Lyon  na França. Lyon foi fundada a 43 anos a.c. sobre uma colina sob o nome de Lugdunum por Munatius Plancus, general de Julio César. Os romanos deram o nome de Lugdunum, em homenagem a um deus da mitologia céltica LUG, deus dos raios e deus das luzes. Hoje Lyon é considerada cidade luz.
E foi aí em Lyon que nasceu o menino Hippolyte, na Rua Sala nº 76 às 19 horas do dia 03/10/1804. Seu pai Jean Baptiste Rivail e sua mãe Jeanne Duhamel.

Hippolyte Léon Denizard Rivail, aos 10 anos de idade, foi mandado para a Suiça na cidade de Yuerdum, para estudar no Instituto de Pestalozzi, o melhor colégio da Europa.
Pestalozzi foi um dos maiores pedagogos que o mundo já conheceu, foi um homem de benemerência. Baseou-se nos ensinamentos de Jean Jacques Rosseau, o maior filósofo da educação e criou a sua própria metodologia.

“ O fundamento da Educação é o amor” ( Pestalozzi)

Depois de formado pedagogo, Hippolyte voltou a Paris para lecionar com idéias inovadoras e revolucionárias sobre a educação.
No século 19, as mesas girantes agitaram a Europa. Eram alvo de curiosidade para a sociedade parisiense da época. Carlotti, amigo de Hipplyte a mais de 25 anos foi o primeiro a dizer a ele sobre as mesas e que os fenômenos ocorridos eram através de espíritos. Foram a uma reunião na casa da sra Roger, onde encontrou outro casal que lhe falaram o mesmo que Carlotti, mas em outro tom, pois era médium de efeitos físicos, auditiva e psicografa.
No início do livro Evangelho Segundo Espiritismo, tem uma explicação sobre isso, como também no livro Obras Póstumas.
Numa dessas reuniões Hippolyte conheceu 2 meninas adolescentes de 14 e 16 anos médiuns e foi através delas que ele começou a fazer perguntas sobre diversos assuntos filosóficos, história, psicologia e outros. Assuntos esses que essas jovens não tinham conhecimento. Onde espíritos superiores respondiam. Logo após nasceu o livro dos Espíritos na 1ª edição com 500 perguntas e respostas, na 2ª edição já eram 1000 perguntas e resposta, até chegar ao que conhecemos com 1213 perguntas e respostas.
Allan Kardec, pseudônimo de Hipollyte. Adotou esse nome quando teve que assinar sua primeira obra espírita, o Livro dos Espíritos e ficou mundialmente conhecido. Assumiu esse pseudônimo porque, por informações espirituais no tempo dos Druídas havia estado encarnado com este nome.
Por Milton Felipeli



Um comentário:

  1. Anônimo04:54

    Oi Dê, vim retribuir a visita e já fico por aqui. Encontrei na doutrina espírita a explicação de muita coisa que ocorreu na minha vida e o conforto para seguir em frente. Não sigo a doutrina a risca, mas busco muitos ensinamentos dela.
    Bjus
    Cris

    ResponderExcluir

Olá! Muito Obrigada por sua visita e comentário. Para mim é muito importante saber a sua opinião, afinal este cantinho é nosso !
Volte sempre!